29 abril 2012

Portugal representado no Festival de Cinema de Cannes 2012

Portugal estará muito bem representado no Festival de Cinema de Cannes 2012. A presença portuguesa no certame começou a ser conhecida com o anúncio da seleção pelo Atelier Cinefondation do projeto "Tristes Monroes" de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt. O Atelier Cinefondation permite aos dois selecionados não só apresentarem o seu projecto, mas também organizar encontros, sessões de pitching e diversas oportunidades de colaboração e coprodução internacional. "Tristes Monroes" conta a história de dois haitianos, despojados após o terremoto, que decidem emigrar para a Florida e iniciar uma nova vida.

Um dos filmes que promete chamar à atenção no Festival de Cannes é a longa-metragem "Cosmopolis" de David Cronenberg, uma coprodução portuguesa, que foi selecionada para a Competição Oficial de Longas-metragens. O enredo de "Cosmopolis" é inspirado na obra literária homónima da autoria de Don de Lillo e conta com Robert Pattinson no papel principal. "Cosmopolis" irá encontrar a forte concorrência de "Moonrise Kingdom" de Wes Anderson, "Like Someone In Love" de Abbas Kiarostami, "You Haven’t Seen Anything Yet" de Alain Resnais, entre outros. Pode ler mais sobre "Cosmopolis" em: http://bogiecinema.blogspot.pt/2012/04/sobre-cosmopolis.html

 Importa ainda salientar, que na Competição Oficial de Longas-metragens encontra-se ainda presente "Amour" de Michael Haneke, um filme que conta com a presença da "nossa" Rita Blanco ("Sangue do Meu Sangue") no elenco principal.

Outro nome que estará presente no famoso certame é o realizador Basil da Cunha, através da sua curta-metragem "Os Vivos Também Choram". A curta-metragem foi produzida pela "O Som e a Fúria" e será exibida na secção: "Quinzena dos Realizadores". Diga-se que a produtora tem-se revelado uma presença regular no Festival de Cannes, tendo apresentado, nas edições anteriores da "Quinzena dos Realizadores", a longa-metragem "Aquele Querido Mês de Agosto", de Miguel Gomes ("Tabu"), e as curtas "Rapace" e "Canção de Amor e Saúde", ambas realizadas por João Nicolau.

A presença portuguesa fica completa com a presença de João Pedro Rodrigues, Presidente do Júri do Prémio "Découverte Nikon du court métrage", incluido na Semana da Crítica. Rodrigues estará acompanhado por um júri composto por produtores e diretores de festivais, que irão atribuir o prémio a 1 dos 10 filmes da competição curtas-metragens.

O Festival de Cannes 2012, irá decorrer entre os dias 16 a 27 de Maio.

Sem comentários: