23 abril 2012

Curtas de Animação às Segundas: "A Suspeita"

Hoje é Segunda-feira e por isso dia de "Curtas de Animação às Segundas", no Rick´s Cinema. Esta é uma rubrica que visa apresentar algumas curtas-metragens de animação de qualidade, sejam estas conhecidas do grande público ou relativamente desconhecidas. Por este espaço tanto podem passar curtas de animação portuguesas como estrangeiras, sempre acompanhados com um breve texto de apresentação, que visa apresentar a curta-metragem em questão aos leitores. Importa salientar que por este espaço já passaram curtas como Bats in the Belfry; Sem Dúvida Amanhã (2006); "The Old Lady and the Pigeons"; "História Trágica Com Final Feliz", entre outras.

O post desta Segunda-Feira é dedicado a "A Suspeita" uma curta-metragem de animação portuguesa, realizada por José Miguel Ribeiro, através do argumento de Gonçalo Galvão Teles, Levina Valentim e Virgilio Almeida. A curta-metragem estreou originalmente em 1999, e conta no seu pecúlio com cerca de vinte e quatro prémios internacionais, entre os quais o "Cartoon D´Or 2000", um prémio destinado a distinguir anualmente o melhor filme de animação da Europa pela Associação Europeia do Filme de Animação, o Prémio Especial do Júri (2000) do Festival Internacional de Animação de Hiroshima, o Lírio de Ouro para a Melhor Curta Metragem Europeia no Festival Internacional de Cinema de Bruxelas (2000), entre muitos outros.

Elaborada em stop-motion, a curta "A Suspeita" desenrola-se no interior de um comboio e acompanha quatro estranhos personagens. Salcedas, um caixeiro viajante algo paranoico, Esmeralda uma empregada doméstica demasiado comunicativa, Jonas um jovem algo desconfiado e reservado, Helena uma mulher vistosa e algo pedante. Os quatro atravessam várias localidades no interior do comboio, enquanto têm de lidar com a desconfiança gerada pela possibilidade de um assassino estar no interior do transporte.

A simplicidade aparente da animação em stop-motion de "A Suspeita" contrasta com um enredo elaborado, que acompanha quatro personagens que têm de lidar com a suspeita de estarem na presença de um possível assassino no interior do claustrofóbico cenário do comboio. Para além de contar com um leque de personagens bem construídos, recheados de maneirismos e personalidades muito fortes, a curta conta ainda com um notável trabalho a nível de sonolastia que conferiu uma maior intensidade à história.

Ao terminar de visionar "A Suspeita", o espectador fica a compreender o porquê do trabalho de José Miguel Ribeiro ter recebido tantas distinções a nível nacional e internacional. A juntar a um enredo bem construído e fluído, "A Suspeita" apresenta um leque de personagens bem construídos, enquanto deixa o espectador preso ao ecrã a tentar saber quem é o suspeito pelos assassinatos. Ao contrário do que o título indica, "A Suspeita" não deixa duvidas quanto à qualidade da curta-metragem de José Miguel Ribeiro, deixando o espectador preso do inicio ao fim da curta.

Fiquem agora com "A Suspeita" (clicar em mais informações)









Sem comentários: