29 abril 2012

Biopic de Steve Jobs: Josh Gad vai ser Steve Wozniak, o co-fundador da Apple

Há uns meses, foi noticiado que Ashton Kutcher iria desempenhar o papel de Steve Jobs, na biopic sobre o mesmo intitulada "Jobs". Hoje, o Variety noticiou que o papel de Steve Wozniak, o co-fundador da Apple, juntamente com Steve Jobs e Ronald Wayne, será interpretado por Josh Gad ("Love and Other Drugs").

Recorde-se que a biopic será realizada por Joshua Michael Stern ("Swing Vote"), a partir de um argumento do estreante Matt Whiteley. Recordamos que a acção do filme irá ter lugar entre os anos 1971 e 2000, e que a pesquisa sobre Jobs se centrou em diversas fontes. Para além de Steve Wozniak, John Skully e Mike Markkula, ex-CEOs e o antigo empregado da Apple Daniel Kottke também irão entrar como personagens importantes no filme.

De forma a enriquecer a notícia, fiz questão de ir à Infopédia e sacar algumas informações sobre Wozniak. Aqui estão elas:

«Em 1968 Steve Wozniak completou a sua formação no liceu de Homestead, e ingressou no curso de Engenharia Elétrica e Ciências Informáticas da Universidade da Califórnia, em Berkeley.

Wozniak decidiu abandonar os estudos em 1975, após conhecer Steve Jobs, seu colega na empresa Hewlett Packard pela qual havia sido contratado para projetar chips para calculadoras. Reunindo esforços, juntos desenvolveram um computador a que chamaram Apple I, e fundaram, a 1 de abril de 1976, a empresa Apple Computer Company, então instalada na garagem de Jobs.

O Apple I era um computador completamente funcional, equipado com um processador de 25 dólares e memória ROM, reunia todos os componentes dentro de uma única embalagem, e rapidamente se tornou muito popular: em apenas algumas semanas, Jobs e Wozniak já tinham assegurado encomendas para 50 unidades do Apple I, ao preço de 666 dólares cada.
No espaço de seis anos, a Apple Computer Company já alcançava faturações na ordem dos 500 milhões de dólares por ano.

Em fevereiro de 1981, Steve Wozniak foi vítima de um grave acidente, quando o seu avião particular se despenhou - embora tivesse sobrevivido à queda, Wozniak sofreu de uma perda temporária da memória de curto prazo, que só viria a recuperar tempos mais tarde, quando a esposa decidiu contar-lhe os pormenores do acidente.

No mesmo ano, Steve Wozniak decidiu abandonar a empresa para regressar à Universidade da Califórnia e terminar o seu curso de Engenharia Elétrica e Ciências Informáticas. Regressando à Apple em 1983, Wozniak acabou por a abandonar definitivamente a 6 de fevereiro de 1985, nove anos depois da sua fundação.
»

Sem comentários: