12 março 2012

Curtas de Animação às Segundas - "The Old Lady and the Pigeons"

Hoje é Segunda-feira e por isso dia de "Curtas de Animação às Segundas", no Rick´s Cinema. Esta é uma rubrica que visa apresentar algumas curtas-metragens de animação marcantes, indo passar por este espaço vários personagens míticos como Tom e Jerry, Pantera Cor-de-Rosa, Droopy, Bugs Bunny, Pato Donald, Rato Mickey, entre outros, sempre acompanhados com um breve texto de apresentação, que visa apresentar a curta-metragem em questão aos leitores.

O post desta Segunda-Feira é dedicado a "The Old Lady and the Pigeons" (originalmente "La vieille dame et les pigeons"), a primeira curta-metragem de animação do prestigiado realizador francês Sylvain Chomet ("L'Illusionniste"). A curta-metragem estreou originalmente no dia 27 de Maio de 1998, no Annency Film Festival e surpreendeu tudo e todos ao arrecadar o prémio de Melhor Curta-Metragem de Animação. Posteriormente, a curta estreou noutros festivais de grande prestígio e foi um sucesso a nível da crítica, tendo marcado o início de uma carreira de sucesso por parte do realizador, que mais tarde viria a realizar filmes de animação como "Les triplettes de Belleville" (2003) e "L'illusionniste" (2010).

O enredo de "The Old Lady and the Pigeons" desenrola-se em Paris e acompanha um polícia esfomeado que encontra uma idosa a alimentar os pombos com deliciosos bolos. Perante tal cenário, o polícia decide disfarçar-se de pombo e assim enganar a velhota para que esta encha o seu estômago vazio com deliciosos cozinhados. Por incrível que pareça, a velhota acaba por cair no disfarce do polícia e decide alimenta-lo a ponto de deixar o indivíduo bem mais rechonchudo. O que este não esperava era que a idosa também alimentasse uma mulher vestida de gato e pretendesse alimentar a "felina" com um rechonchudo pombo,

É sempre curioso regressar aos primeiros trabalhos de alguns realizadores e perceber como grande parte dos traços que marcam as suas carreiras continuam presentes nas suas obras iniciais. No caso de Sylvain Chomet é um prazer regressar a "The Old Lady and the Pigeons", a curta-metragem de animação que marcou a sua estreia como realizador de obras cinematográficas, após alguns trabalhos em publicidade. A curta surpreende pela sua história deliciosamente estranha e recheada de algum sarcasmo, pela forma pormenorizada e muito própria como representa alguns cenários da cidade de Paris e o interior das suas casas e até pelo estilo de animação tradicional que apresenta uma beleza fora do comum.

A curta-metragem merece todos os elogios que recebeu desde a sua estreia, algo comprovado pela nomeação para "Melhor Curta-Metragem de Animação" na 70ªedição dos Óscares, e pelas vitórias no "Hiroshima International Animation Festival" (1998), "Angers European First Film Festival" (1998) que vieram realçar o bom trabalho de Chomet.

Fiquem agora com "The Old Lady and the Pigeons" :

Sem comentários: