26 março 2012

Curtas de Animação às Segundas - "História Trágica Com Final Feliz"

Hoje é Segunda-feira e por isso dia de "Curtas de Animação às Segundas", no Rick´s Cinema. Esta é uma rubrica que visa apresentar algumas curtas-metragens de animação marcantes, indo passar por este espaço vários personagens míticos como Tom e Jerry, Pantera Cor-de-Rosa, Droopy, Bugs Bunny, Pato Donald, Rato Mickey, entre outros, sempre acompanhados com um breve texto de apresentação, que visa apresentar a curta-metragem em questão aos leitores.

O post desta Segunda-Feira marca um regresso desta rubrica às curtas de animação nacionais, nomeadamente a prestigiada "História Trágica Com Final Feliz". Realizada por Regina Pessoa ("A Noite"), através de argumento da própria, a curta estreou no dia 5 de Junho de 2006, no Annecy International Animated Film Festival e cedo despertou a atenção do público e da crítica, a ponto de ter sido distinguida com o Grande Prémio e Prémio TPS. "História Trágica Com Final Feliz" foi ainda exibida em Festivais de Cinema como Cinanima (Portugal, 2005) Animamundi (Brasil, 2006), European Animated Film Festival BALKANIMA (2007), entre muitos outros.

"História Trágica Com Final Feliz" acompanha uma jovem rapariga cujo coração batia mais rápido do que o de todas as outras pessoas. O barulho do seu coração incomodava todos os que a rodeavam a rapariga, que não conseguiam disfarçar o desconforto causado pela condição desta última. Esta acreditava ter nascido com o coração de um pássaro, os outros que era louca. Um dia o seu coração deixou de ser sentido pelos restantes habitantes, esta começara a ser indiferente, até ter mostrado que era muito mais do que os outros pensavam.  bater tão rapidamente, ninguém notou a diferença, até a rapariga ter partidoe

Ao terminarmos de visionar "História Trágica Com Final Feliz", torna-se fácil perceber todos os elogios e distinções que a curta-metragem de Regina Pessoa recebeu desde a estreia. Inspirada em trabalhos de gravura e serigrafia, a realizadora apresenta uma história tocante sobre uma rapariga que isola-se da sociedade para esconder as suas diferenças, uma rapariga que procura diluir-se no meio das massas anónimas e acaba por revelar-se mesmo especial. Uma curta-metragem bela, simples e profundamente tocante, que não deixará ninguém indiferente.

"História Trágica Com Final Feliz": 

Sem comentários: