26 fevereiro 2012

Fora de Tempo: Trailer e trecho de Sanshô dayû

Inspirado no popular conto homónimo da autoria Mori Ogai, "Sanshô dayû" é um dos filmes mais populares do prestigiado realizador japonês Kenji Mizoguchi ("Gion no Shimai"). O filme aborda várias temáticas queridas ao realizador, tais como os direitos humanos, o interesse pela liberdade, pelos mais pobres, pelos direitos das mulheres.

"Sanshô dayû" começa por acompanhar a expulsão do Governador de Tango e da sua família.. Caído em desgraça, o Governador parte com a família em direcção à casa dos pais da esposa, mas acaba por falecer, e os dois filhos e a mulher são raptados e submetidos à escravatura. A mãe e a escrava são vendidas para Sado, enquanto Zushio e Anju, os dois irmãos, são vendidos como escravos para uma província administrada por Sansho. O cenário deste local é confrangedor, obscuro, onde os escravos são sujeitos a violência e trabalho forçado e brutalizados. Zushio e Anju procuram manter toda a sua humanidade e serem fiéis aos conselhos do seu pai, até que este último consegue escapar, indo iniciar uma busca incessante pela mãe, vingar a honra do seu pai e voltar a reunir-se com a família.

Kenji Mizogouchi apresenta um retrato brutal sobre a escravatura durante o Período Heinan, ao mesmo tempo que aproveita para regressar a temáticas como a liberdade, direito das mulheres, preocupação para com os desprotegidos e pobreza. Este foi o último filme de Mizogouchi a vencer um prémio no Festival de Veneza, tendo vencido o Leão de Prata na edição de 1954 da cerimónia.

Para o sexagésimo nono post da rubrica "Fora de Tempo" decidi postar o trailer e um trecho de "Sanshô dayû". O filme mescla na perfeição a brutalidade das imagens com um estilo de filmar belo e contemplativo, muito próprio do estilo de Mizoguchi, um filme para ver, rever e contemplar. Fiquem agora com o trailer e o trecho (clicar em mais informações)







Sem comentários: