27 fevereiro 2012

Curtas de Animação às Segundas - Oktapodi

Hoje é Segunda-feira e por isso dia de "Curtas de Animação às Segundas", no Rick´s Cinema. Esta é uma rubrica que visa apresentar algumas curtas-metragens de animação marcantes, indo passar por este espaço vários personagens míticos como Tom e Jerry, Pantera Cor-de-Rosa, Droopy, Bugs Bunny, Pato Donald, Rato Mickey, entre outros, sempre acompanhados com um breve texto de apresentação, que visa apresentar a curta-metragem em questão aos leitores.

O post desta Segunda-Feira é dedicado a "Oktapodi", uma curta-metragem de animação de origem francesa, realizada por Julien Bocabeille, François-Xavier Chanioux, Olivier Delabarre, Thierry Marchand, Quentin Marmier, e Emud Mokhberi, no âmbito de um projecto de final de curso, na "Gobelins, l'École de l'Image". A curta-metragem foi lançada originalmente em Junho de 2007, e cedo despertou a atenção do público e da crítica, a ponto de ter sido nomeado para uma série de prémios e festivais prestigiantes. "Oktapodi" foi nomeado para Melhor Curta-Metragem de Animação para a 81ª Edição dos Óscares, venceu o prémio de Melhor Filme de Estudante no Anima Mundi 2008 (Brasil), entre outros.

O enredo de "Oktapodi" e acompanha um casal de polvos que vive um belo romance no interior de um aquário, até serem separados por um cozinheiro que retira a fêmea do aquário e leva-a para seu carro, tendo em vista efectuar um belo prato de...polvo. Inconformado com a possível perda da amada, o polvo decide fugir do aquário e partir em direcção ao carro do cozinheiro. A partir daqui, o trio irá passar por uma série frenética de confusões, enquanto o casal de polvos procura fugir e encontrar a sua felicidade.

A curta metragem deste grupo de alunos da Gobelins contrasta a brevidade da sua duração com a qualidade da animação. O enredo é simples, divertido, emocionante, e apresenta um ritmo frenético, enquanto somos apresentados à frenética luta dos polvos pela sua liberdade e finalmente serem felizes. Será o cozinheiro o último obstáculo para a sua felicidade? Fiquem com "Oktapodi":

Sem comentários: