28 fevereiro 2012

Abrir os Cofres: "I Cruzeiro de Férias às Colónias do Ocidente" e "Deixem-me ao Menos Subir às Palmeiras”

Uma das rubricas de programação mais interessantes da Cinemateca tem sido a elogiada "Abrir os Cofres". A rubrica visa dar visibilidade a obras raras ou pouco conhecidas da colecção de curta-metragens documentais, e em 2012 começou (e bem) a dedicar-se à apresentação de longas-metragens de ficção portuguesas em sessões comentadas por especialistas e investigadores.

No mês de Março, a Cinemateca vai exibir no âmbito desta rubrica "I Cruzeiro de Férias às Colónias do Ocidente", realizado em 1936 por San Payo e "Deixem-me ao Menos Subir às Palmeiras” de Lopes Barbosa em 1972. A exibição do primeiro está programada para o dia 13 de Março, enquanto o segundo será exibido no dia 15 de Março.

Ambos os filmes merecem certamente a atenção dos cinéfilos, não só por tratarem de um pedaço da história do nosso cinema, mas também por serem dois filmes do chamado "cinema colonial" que geralmente é colocado muito à parte em relação às restantes obras cinematográficas nacionais. Os dois filmes serão apresentados por Maria do Carmo Piçarra, uma investigadora de cinema, que se não conhecem o seu trabalho, deveriam certamente começar a conhecer. Maria do Carmo Piçarra tem entre as obras publicadas "Salazar Vai ao Cinema - O Jornal Português de Actualidades Filmadas" e "Salazar Vai ao Cinema II - A 'Política do Espírito' no Jornal Português", duas obras fulcrais para quem que estudar cinema português durante o Estado Novo (a primeira foi de utilidade enorme quando eu tive no primeiro ano de Mestrado e certamente voltará a ter quando tiver a oportunidade de retomar a tese de Mestrado).

Espero que o evento tenha aderência, e certamente tentarei estar presente num dos dias e apresentar um breve resumo do que se passou por lá aos nossos leitores. Como podem ver pela imagem, a minha preferência vai para "Deixem-me ao menos subir às Palmeiras" que só não irei assistir se não conseguir trocar de folga com ninguém ou por algum imponderável de força maior.

Fiquem aqui com o link da Cinemateca: http://www.cinemateca.pt/Cinemateca/Destaques/Ficcao-a--Abrir-os-Cofres--a-partir-de-Fevereiro.aspx

2 comentários:

MCP disse...

Espero ver-te por lá! No final de cada sessão haverá uma conversa sobre os filmes. Obrigada pela ajuda na divulgação :). Maria do Carmo Piçarra

Aníbal Santiago disse...

No dia 13 de Março vou estar presente. As duas sessões parecem ser muito interessantes :)