30 janeiro 2012

Curtas de Animação às Segundas - Paciente

Hoje é Segunda-feira e por isso dia de "Curtas de Animação às Segundas", no Rick´s Cinema. Esta é uma rubrica que visa apresentar algumas curtas-metragens de animação marcantes, indo passar por este espaço vários personagens míticos como Tom e Jerry, Pantera Cor-de-Rosa, Droopy, Bugs Bunny, Pato Donald, Rato Mickey, entre outros, sempre acompanhados com um breve texto de apresentação, que visa apresentar a curta-metragem em questão aos leitores.

Nas últimas quatro semanas decidimos apostar na divulgação das curtas-metragens de animação nacionais, tais como "Sem Dúvida Amanhã", "A Culpa", "Bats in the Belfry" e "Sem Respirar". Esta semana essa tendência para apostar no produto nacional mantém-se, com a claustrofóbica e original curta-metragem "O Paciente", realizada por Pedro Brito (o mesmo de "Sem Dúvida, Amanhã" e "Sem Respirar"), através do argumento de Humberto Santana e música do Maestro Nick Nicotine IV. A curta-metragem estreou originalmente em 2003, sendo desde aí exibida em diversos festivais e mostras de cinema, tais como, "Festival Internacional de Curtas-Metragens de Vila do Conde", "Ovarvídeo" (venceu o prémio de Melhor Filme de Animação), "Festival Internacional de Cine de Granada", "Monstra - Festival de Animação de Lisboa", entre muitos outros.

O enredo de "O Paciente" é algo perturbador e claustrofóbico, e acompanha a história de “D”, um indivíduo que acorda num manicómio e fica perturbado com os diversos flashes de memória que assolam a sua mente. As memórias que recupera apenas adensam as dúvidas sobre as razões de ter sido internado, indo entrar num abismo emocional extremamente perigoso e perturbador, que termina com uma chocante revelação.

"O Paciente" apresenta uma história algo claustrofóbica e perturbadora, sobre um indivíduo que acorda numa instituição psiquiátrica, preso num colete de forças, sem saber as causas deste acontecimento. O recuperar de memórias revela-se extremamente perturbador, numa curta-metragem surpreendentemente mórbida e bem conseguida.

"O Paciente" é uma produção da ANIMANOSTRA, com participação financeira do ICAM. Fiquem agora com a curta-metragem:

Sem comentários: