16 janeiro 2012

Curtas de Animação às Segundas - Bats in the Belfry

Hoje é Segunda-feira e por isso dia de "Curtas de Animação às Segundas", no Rick´s Cinema. Esta é uma rubrica que visa apresentar algumas curtas-metragens de animação marcantes, indo passar por este espaço vários personagens míticos como Tom e Jerry, Pantera Cor-de-Rosa, Droopy, Bugs Bunny, Pato Donald, Rato Mickey, entre outros, sempre acompanhados com um breve texto de apresentação, que visa apresentar a curta-metragem em questão aos leitores.

Após a excelente surpresa que tivemos com as curtas-metragens "Sem Dúvida Amanhã" e "A Culpa", decidimos continuar a apostar na divulgação das curtas nacionais. Desta vez, a curta de animação em destaque é a frenética "Bats in the Belfry". A curta é realizada por João Alves, através de argumento e música do próprio. A curta-metragem estreou originalmente no dia 1 de Outubro de 2011, no MOTELx e acompanha a história de Deadeye Jack, um cowboy errante, que procura completar um assalto durante a noite, após ter falhado o golpe durante o dia. A cobertura da noite parecia ser o cenário ideal para completar o assalto, no entanto, Jack rapidamente apercebe-se que interrompeu algo mais do que uma simples refeição.

"Bats in the Belfry" mescla elementos de western e terror, num estilo de animação que faz-me recordar as séries de animação de Genndy Tartakovsky (sobretudo "Samurai Jack" - uma das minhas preferidas). A curta apresenta um herói carismático e cheio de estilo, que vê-se envolvido num imbróglio com uns seres assustadores que parecem uma mistura de vampiros e zombies. Com um humor negro delicioso, uma aventura a pedir uma longa-metragem e alguns momentos de puro terror, "Bats in the Belfry" é um início de carreira em beleza para João Alves, que é o paradigma do novo cineasta português: talentoso e sem recurso e apoios.

"Bats in the Belfry" tem sido um sucesso por todos os Festivais onde tem passado e deixa-me a questionar se não será tempo de termos estes filmes em circuito comercial, nem que seja a acompanhar as longas-metragens norte-americanas. Da parte do Rick´s Cinema, recomendamos a visualização da curta e detalhamos alguns dos prémios da mesma:
- MOTELx - Melhor Curta de Terror Portuguesa 2010.
- ShortCutz Lisboa - Melhor Animação 2010.
- Fantasporto - Melhor Jovem Realizador 2011.
- FARCUME - Melhor Animação 2011.
- Bragacine - Melhor Realizador 2011.
- Cinanima - Melhor Jovem Cineasta (>18) 2011.

Convido ainda todos os interessados a visitarem a página de João Alves, um espaço a ter em conta: http://adamastoranimation.blogspot.com/

"Bats in the Belfry":

Sem comentários: