31 dezembro 2011

Rick´s Cinema em balanço - Feliz Ano Novo a Todos

Com 2011 prestes a terminar e o 2012 quase a chegar, importa elaborar um breve balanço sobre o Rick´s Cinema e tudo o que foi feito ao longo do ano e os projectos para o futuro do blog. Para quem não sabe ou não nos conhece, importa apresentar brevemente o Rick´s Cinema.

O nome do blog é inspirado no célebre Bar/Café de Rick Blaine (Humphrey Bogart) em “Casablanca”, aquele que é o meu filme preferido. Com o blog procurei desde sempre fugir ao elitismo de criticar filme A, B, ou C, apenas por ser de realizador "X", "Y" ou "Z", ou pelos filmes estarem associado a um certo público, visto que gosto de Cinema e não de apenas um tipo de cinema. Aprecio tanto ir à Cinemateca ver o "The Maltese Falcon" como a seguir ir ao cinema com os amigos ver o "The Expendables". São experiências diferentes e filmes muito diferentes, mas servem sobretudo para mostrar que o Rick´s é um blog feita por gente que gosta de Cinema e respeita os respectivos públicos (apesar de manter uma relação de amor/ódio com a saga "Twilight"). Pelo caminho o Hugo Barcelos decidiu juntar-se ao Rick´s Cinema, e dar o seu contributo. Esse contributo não só é visível nas notícias, rubricas e críticas mas também na edição das críticas e sobretudo nas estreias da semana (que como poderão notar apenas excepcionalmente são feitas por mim).

Ao longo de 2011 tivemos uma grande paragem, tempo que permitiu repensarmos o que queríamos fazer e o que não queríamos fazer no blog. O primeiro passo foi procurar actualizar as notícias com pouco tempo de discrepância entre a data que saíram originalmente, até chegarem ao blog. Se as notícias aparecem diariamente pelo blog, importa salientar que as críticas também têm sido uma componente muito importante. Ao todo foram lançadas 34 criticas, números que superam e muito o pífio número de 12 críticas elaboradas ao longo do ano anterior. Ao longo do ano foram elaborados resenhas críticas a filmes tão distintos como "Moulin Rouge", "Beginners", "Nos Idos de Março", "Scott Pilgrim vs. the World","Gainsbourg - Vida Heróica" e "Na Cidade Vazia", entre muitas outras.

Mas não foram só as notícias e as críticas que dominaram o panorama do Rick´s. Importa salientar a continuação da rubrica “Fora de Tempo” (16 posts) que apresenta vários pormenores relacionados com filmes cujo tempo de estreia já lá vai à algum tempo; a rubrica “Música nos Filmes” (nove posts) e as “Estreias da Semana”(actualizado quase sempre às Quartas-feiras)

Às rubricas existentes juntaram-se novas rubricas em 2011, nomeadamente“Séries que nos Marcam”, onde muitas e boas séries têm recebido algum destaque, independentemente do seu estilo, género, nacionalidade e data de exibição. Por este espaço já passaram: "Herman Enciclopédia", "Nico d´Obra", “Nós os Ricos”, "Médico de Família", "Crianças S.O.S", "He-Man e os Defensores do Universo", “Sai de Baixo” e "The O.C.". Oito séries, marcadas pela qualidade, pelos grandes momentos que proporcionaram aos espectadores.

Outra das rubricas novas que tem tido especial aderência (pelo menos em número de visitas) é a rubrica “Espaço do Insólito”. O espaço é dedicado a vários momentos insólitos do cinema e televisão, numa espécie de "Tesourinhos Deprimentes" do Rick´s Cinema. Por lá já passaram nomes tão carismáticos como Steven Seagal, Chuck Norris, Arnold Schwarzenegger e até... Paulo Futre.

Para além de todas estas rubricas, importa ainda salientar, o praticamente ignorado “Curtas de Animação às Segundas”, onde todas as semanas procuramos apresentar uma curta-metragem de animação, acompanhada por uma breve apresentação. Para finalizar, importa ainda realçar um artigo algo extenso sobre A representação do 11 de Setembro na Filmografia Norte-Americana e um artigo sobre as obras literárias do histórico M. Felix Ribeiro.

O ano de 2011 foi marcado pela longa paragem entre a segunda metade de Fevereiro e a primeira metade de Agosto, que culminou num regresso em força e um número superior de posts em relação ao ano anterior (2624 contra 2607 de 2011). O meu grande desejo para 2012 é continuar a ver o Rick´s Cinema a crescer e a merecer a confiança que nos tem sido dada por todos os que nos acompanham, é criar novas rubricas e melhorar as que já existem, é incrementar o espaço dedicado às séries. Exista tempo para conseguir escrever o que desejo, porque vontade... essa nunca falta.

Um bom ano a todos. Em 2012 estamos de regresso.

Sem comentários: