28 dezembro 2011

Fora de Tempo: Trecho de Rocky V

A saga de "Rocky" é sobejamente conhecida do grande público, tendo conquistado legiões de fãs ao longo dos anos. Protagonizado por Sylvester Stallone, o primeiro filme da franquia chegou originalmente ao grande ecrã no dia 3 de Dezembro de 1976 com "Rocky", tendo sido um sucesso estrondoso junto do público e da crítica. A popularidade do personagem (e na época de Sylvester Stallone) levou a que tenham sido desenvolvidas várias sequelas até a saga definhar em "Rocky V", o filme menos popular da franquia. "Rocky V" estreou originalmente no dia 6 de Novembro de 1990, sendo novamente realizado por John G. Avildsen (o realizador do primeiro filme), através do guião de Sylvester Stallone.

O enredo de "Rocky V" começava pouco tempo depois do combate entre Ivan Drago e Rocky Balboa. Quando regressa da União Soviética, Rocky depara-se com uma situação complicada: perde quase todo o dinheiro devido a um contabilista corrupto, e ainda descobre que está impossibilitado de continuar a lutar sob o risco de morte. Rocky é obrigado a mudar-se de novo para o seu bairro de origem em Filadélfia, juntamente com a mulher e o filho, indo ter de lidar com problemas sociais e pessoais. É então que encontra Tommy Gun, um promissor lutador de boxe e decide treiná-lo. Tudo corria bem até que um grande empresário que alicia o seu pupilo. Mestre e aprendiz acabam por entrar em confronto, até acabarem por enfrentar-se nas ruas de Filadélfia, naquela que é a luta menos emocionante de todos os filmes da saga.

Percebe-se o porquê da pouca popularidade do filme. Apesar do desenvolvimento dos personagens, a verdade é que o regresso de Rocky a Filadélfia, ou seja, às suas origens pouco ou nada é explorado, para além de que a velha fórmula de sucesso dos anteriores filmes (Rocky em dificuldades/treina/combate) é alterada para transformar o filme numa espécie de drama familiar que apenas agrada aos fãs mais fiéis da saga. O insucesso do filme não foi apenas junto da crítica, mas também das bilheteiras, com o filme a estrear em segundo lugar, tendo visto a comédia "Home Alone" ficar com o pódio e facturando um terço da bilheteira do quarto filme (a nível interno).

O próprio astro Sylvester Stallone nunca ficou devidamente satisfeito com o quinto "Rocky", tendo a 20 de Dezembro de 2006 chegado ao grande ecrã com "Rocky Balboa", o sexto e último filme da saga, que termina a franquia com chave de ouro.

Para o quinquagésimo sétimo post da secção Fora de Tempo decidi colocar um breve trecho de "Rocky V", nomeadamente, a célebre luta de rua entre Rocky Balboa e Tommy Gun. Podem visionar o vídeo ao clicarem em mais informações.




Sem comentários: