28 dezembro 2011

Finalização do próximo filme de Ásterix e Óbelix está salvaguardada

A indústria cinematográfica francesa encontra-se em polvorosa devido à liquidação judicial que está em curso relativamente à produtora parisiense de Tarak Ben Ammar, Quinta Industries, e aos laboratórios de cinema LTC, que pôs em perigo a finalização dos 61 filmes, em várias fases de finalização, nos quais a empresa e produtoras subsidiárias estavam a trabalhar, entre os quais se encontra o próximo capítulo da franquia Astérix - "Astérix et Obélix: Au Service de Sa Majesté". Os produtores garantiram recentemente, no entanto, que o filme não está em perigo, estando assegurada a sua continuação.

A Quinta Industries, recorde-se, que se especializa em vários aspectos de pós-produção, desde a animação em 3D aos efeitos sonoros, teve uma perda de 10 milhões de euros no final de 201o, tendo mais recentemente atingido a fasquia dos 40 milhões de euros de dívidas. Num comunicado emitido pouco depois do início do processo judicial, Ben Ammar considerou a situação dramática da empresa como uma consequência da era digitalização (como quem diz pirataria).

Quanto ao filme, este tem data de estreia marcada para 17 de Outubro de 2012, terá a realização de Laurent Tirard ("Le Petit Nicolas") e um elenco composto, para além de Depardieu, por Edouard Baer (fez de Otis em "Astérix & Obélix: Mission Cléopâtre", tendo neste filme sido promovido para protagonizar o próprio Astérix), Fabrice Luchini ("Le Bossu"), Catherine Deneuve ("Dancer In The Dark"), entre outros.

Sem comentários: