28 dezembro 2011

Estreias da semana - 29 de Dezembro de 2011

Boas tardes e bem-vindos a mais um espaço estreias da semana. No dia 29, amanhã, quinta-feira, teremos seis filmes a invadir as salas de cinema portuguesas e, como de costume, há obras para todos os gostos.

O primeiro que gostaria de relevar é "O Deus da Carnificina", o novo projecto de Roman Polanski, que costuma realizar filmes bastante sólidos (nos quais, relembro, fazem parte "O Pianista" e "O Escritor Fantasma"). Este tem um elenco excelente (tendo Kate Winslet e Jodie Foster sido nomeadas para um "Globo de Ouro"), tem recebido boas críticas e parece ser verdadeiramente interessante.

Mas há também a película brasileira "Bruna Surfistinha - O Doce Veneno do Escorpião", um projecto arrojado e, aparentemente, também ele interessante, tendo recebido algumas críticas positivas(entre os nossos leitores e não só). Fica a ideia de que parece ser um filme que valha a pena ver.

Destaco, por fim, o thriller psicológico "Enterrado", que, apresentando uma história bastante arriscada - aparentemente o protagonista passa grande parte (senão a totalidade) do filme preso num caixão, debaixo da terra - parece estar bem conseguido. Parece ser uma escolha a ter em conta para quem queira ver um filme deste género.

Quanto aos filmes que parecem merecer mais cepticismo da nossa parte, temos um dos suspeitos do costume, nada mais, nada menos, que Nicolas Cage, que, continua a coleccionar filmes extremamente duvidosos, como parece estar "Justiça". E difícil de compreender, até porque Cage já provou que tem talento para melhor, mas parece ser a onda do actor, neste momento.

Há ainda "O Rebelde Salvador" que, apesar de ter uma história apelativa à primeira vista, recheada de boas intenções, não é filme não parece valer muito a pena destacar pela positiva, tendo em conta as críticas que obteve.

Por fim, teremos "Apollo 18 - Missão Proibida", o único filme deste conjunto que um de nós (o Aníbal) já viu, e que não recomendamos, nem como filme de ficção científica e muito menos como filme de terror. Para lerem a crítica ao mesmo, podem ir a este link.

Culmino este post com mais uma referência (a última) aos TCN Blog Awards, os prémios que visam premiar/homenagear os melhores blogues de cinema portugueses, através de um sistema de votação por parte do público, neste site. Relembro que o nosso Rick's Cinema está nomeado para a categoria de melhor blogue colectivo, entre outros de muito valor. Recomendo a visita ao site, se ainda não o tiverem feito, para conhecer novos blogues e votar no vosso favorito.

Sem mais demoras, aí estão as informações relativas aos filmes da semana:

O Deus da Carnificina

Título original: Carnage

Género: Comédia / Drama

Realização: Roman Polanski

Elenco: Jodie Foster, Kate Winslet, Christopher Waltz, John C. Reilly, Elvis Polanski, Eliot Berger, entre outros.

Imdb (7.7) / Rotten Tomatoes (6.8) / Rick's Cinema

Sinopse: A história do filme é inspirada na premiada peça teatral "God of Carnage" da autoria de Yasmina Reza, e acompanha dois casais, que encontram-se após os seus filhos terem um desentendimento na escola. Este encontro, acaba por ganhar contornos desastrosos, quando os pais das duas crianças envolvem-se em confrontos mais acesos, que acabam por deslizar para um terreno mais lamacento... . os problemas, que cada um dos casais vive no interior do seu casamento.

Trailer





Apollo 18 - Missão Proibida

Título original: Apollo 18

Género: Terror / Sci-Fi / Thriller

Realização: Gonzalo López-Gallego

Elenco: Warren Christie, LLoyd Owen, Ryan Robbins, entre outros.

Imdb (5.4) / Rotten Tomatoes (3.8) / Rick's Cinema (4)/ Crítica

Sinopse: "Apollo 18" apresenta uma montagem semelhante à de um documentário, de forma a parecer como uma gravação perdida, sobre a missão espacial Apollo 18, cancelada na década de 1970 pela NASA. O filme irá explorar as teorias da conspiração centradas no facto da missão ter existido. Segundo estas teorias, esta operação terá mesmo existido, tendo envolvido o resgate de uma nave espacial e corpos de extraterrestres em colaboração com a União Soviética.

Trailer





Bruna Surfistinha - O Doce Veneno do Escorpião

Título original: Bruna Surfistinha

Género: Drama

Realização: Marcus Baldini

Elenco: Deborah Secco, Cássio Gabus Mendes, Drica Moraes, Fabiula Nascimento, Cristina Lago, Guta Ruiz, entre outros.

Imdb (6.3) / Rotten Tomatoes / Rick's Cinema

Sinopse: O filme é inspirado no livro, O Doce Veneno do Escorpião, escrito por Raquel Pacheco, mais conhecida por Bruna Surfistinha. De realçar que o livro vendeu mais de 226 mil exemplares, no Brasil. O filme centra-se na personagem Bruna Surfistinha, uma prostituta que decide narrar a sua vida e as suas experiências sexuais no seu blog. O blog desta teve um sucesso arrasador, chegando a ter mais de 10 mil acessos num só dia. Essa situação levou a que se tornasse uma figura pública, aparecendo em vários orgãos de comunicação social.

Trailer





Enterrado

Título original: Buried

Género: Drama / Mistério / Thriller

Realização: Rodrigo Cortés

Elenco: Ryan Reynolds, Ivana Miño, Stephen Tobolowsky, Samantha Mathis, Jose Luis Garcia-Perez, Warner Loughlin, entre outros.

Imdb (7.1) / Rotten Tomatoes (7.3)

Sinopse: "Buried" centra-se em Paul Conroy (Ryan Reynolds), um camionista Norte-Americano, que trabalha no Iraque. Após um ataque de rebeldes iraquianos, Paul acorda no interior de um caixão, tendo apenas um isqueiro e um telemóvel. A grande questão é como conseguirá sair do caixão antes de morrer sufocado?

Trailer





Justiça

Título original: Seeking Justice

Género: Acção / Drama / Thriller

Realização: Roger Donaldson

Elenco: Nicolas Cage, January Jones, Guy Pearce, Jennifer Carpenter, Harold Perrineau Jr., Xander Berkeley, entre outros.

Imdb (6.3) / Rotten Tomatoes (4.2) / Rick's Cinema

Sinopse: O enredo de "Justiça" centra-se em Will Gerard (Cage), um professor do ensino secundário que tem uma vida familiar praticamente perfeita ao lado da esposa (Jones). A vida perfeita deste casal é virada do avesso, quando Laura é violentada e deixada no hospital com um grave trauma. É então que um estranho homem (Pearce) oferece os seus serviços a Will para vingar os graves traumas causados na mulher deste, e assim evitar um julgamento que seria emocionalmente traumático para o casal. Will aceita a proposta, no entanto, irá aprender rapidamente que a justiça pelas próprias mãos poderá ter um preço demasiado caro.

Trailer





O Rebelde Salvador

Título original: Machine Gun Preacher

Género: Acção / Biografia / Crime

Realização: Marc Forster

Elenco: Gerard Butler, Michelle Monaghan, Kathy Baker, Michael Shannon, Madeline Carroll, Souleymane Sy Savane, entre outros.

Imdb (6.4) / Rotten Tomatoes (4.8)/ Rick´s Cinema

Sinopse: O enredo de "Machine Gun Preacher" é inspirado na história real de Sam Childers, um antigo vendedor de droga, que procura a redenção. Para isso, deixa o conforto do lar e parte para África, mais propriamente para o Sudão, onde se depara com uma dura realidade, em que as crianças são forçadas a ser escravos sexuais e soldados ao serviço de uma causa da qual não têm noção de estarem a fazer parte. Perante este cenário, Childers decide fundar um orfanato, onde irá albergar, proteger e dar uma vida melhor a estas crianças.

Trailer

Sem comentários: