28 dezembro 2011

Conto do Vento de Claudio Jordão premiado no Tirana International Film Festival

O filme de animação “Conto do Vento”, de Cláudio Jordão e Nelson Martins, tem vindo a surpreender tudo e todos, sendo uma das agradáveis surpresas do panorama cinematográfico português. Exibido pela primeira vez no Festival de Avanca´10, o filme acaba de arrecadar o Prémio de Melhor Filme de Animação do “Tirana International Film Festival”, na Albânia.

De acordo com o ICA, o Júri da nona edição deste festival, justificou a atribuição do prémio ao filme português, com as seguintes considerações: “Com uma fluidez quase cromática, o filme escava o espaço espiritual pleno de reflexões e harmonia, para o equilíbrio entre humanos e natureza”.

Para termos bem a noção do sucesso do filme, importa salientar que já recebeu doze prémios em cinco países diferentes, tendo sido seleccionado por vários festivais de cinema, nomeadamente os mais importantes da animação e do cinema de terror, como são os Festivais de Annecy (França) e Sitges (Espanha), entre outros.

"Conto do Vento" retrata uma fábula sobre uma menina e a sua mãe numa sociedade preconceituosa, algures no interior norte de uma aldeia portuguesa.

O filme é realizado por Nélson Martins, e conta com Cláudio Jordão na animação, Filipe Lizardo na ilustração, João Paulo Nunes na música, e A. C. Valente na produção.

Sem comentários: