30 novembro 2011

Estreias da semana - 1 de Dezembro de 2011

Olá e bem vindos a mais um post das estreias da semana. A partir de dia 1 de Dezembro (feriado) teremos quatro novas obras, algumas das quais bastante promissoras.

De entre as quatro, destacam-se, acima de tudo, duas. Começo por "Melancolia", o último trabalho de Lars von Trier, galardoado com o prémio de melhor actriz para Kirsten Dunst e nomeação para melhor filme no âmbito do Festival de Cannes. No meu caso, o único filme que vi de von Trier foi "Paranoid Park", que não me agradou por aí além (apesar de haver muita gente que gostou do filme), mas continuo com algum interesse em visionar esta obra, que até tem uma história apelativa.

O segundo filme é "O Gato das Botas", que o Aníbal já viu e criticou, sendo que dentro de poucos dias poderão ver o texto em questão postado no nosso blog e, a partir daí, formar uma opinião. Não querendo adiantar muito, posso dizer que o filme é divertido e que vale a pena ser visto pelos fãs dos filmes da franquia Shrek.

Os dois filmes que restam são "Anónimo", que apresenta uma história ambiciosa, não fosse ele realizado por Roland Emmerich ("2012", "10,000 BC" e por aí fora), e que parece razoável, bem como "A Dívida", que apresenta um grau de interesse mais ou menos semelhante, ainda que a uns níveis acima por ter o protagonismo de Helen Mirren.

Em caso de incerteza, realço que "Nos Idos de Março", "50/50", "Meia Noite em Paris", entre outros, permanecem na salas de cinema, certamente boas escolhas caso ainda não os tenham visto. E, logicamente, também há o penúltimo volume da saga Twilight, "Amanhecer".

Por fim, permitam-me mencionar, como tenho feito todas as semanas, que as votações no âmbito dos TCN Blog Awards ainda estão a decorrer, para as quais o nosso blogue está nomeado para a secção de "melhor blogue colectivo". Podem aceder ao site, votar no blogue do vosso interesse (!) e descobrir alguns dos ilustres autores que enriquecem a blogosfera portuguesa, debruçados sobre cinema e não só.


O Gato das Botas

Título original: Puss in Boots

Género: Animação / Aventura / Comédia

Realização: Chris Miller

Elenco: Antonio Banderas, Salma Hayek, Zach Galifianakis, Amy Sedaris, Billby Bob Thornton, Constance Marie

Imdb (7) / Rotten Tomatoes (6.8) / Rick's Cinema

Sinopse: O enredo de "Puss in Boots" é inspirado livremente no conto popular "João e o Pé de Feijão", e centra-se no arguto espadachim Gato das Botas, que vai juntar-se a Humpty Dumpty (Zach Galifianakis) e Kitty (Salma Hayek) para roubar a famosa gansa que deita ovos de ouro.

Trailer





Melancolia

Título original: Melancholia

Género: Drama / Sci-Fi

Realização: Lars von Trier

Elenco: Kirsten Dunst, Alexander Skarsgård, Kiefer Sutherland, Charlotte Gainsbourg, John Hurt, Charlotte Rampling, entre outros.

Imdb (7.5) / Rotten Tomatoes (7.3) / Rick's Cinema

Sinopse: O enredo de "Melancholia" centra-se em torno de um planeta que surge perigosamente junto da Terra e acompanha a maneira como duas irmãs lidam com esta situação. As duas reagem de maneira distinta, em relação ao cataclismo que se aproxima, uma melancólica que assiste de forma pacífica ao aproximar do cataclismo, e outra que logo entra em pânico.
O enfoque principal da história não vai ser a destruição planetária, mas sim a destruição mental dos personagens, indo o filme centrar-se no drama psicológico que atravessa o espírito dos personagens.

Trailer





Anónimo

Título original: Anonymous

Género: Drama / Thriller

Realização: Roland Emmerich

Elenco: Ed Hogg, Rhys Ifans, Vanessa Redgrave, David Thewlis, Sebastian Armesto, Rafe Spall, entre outros.

Imdb (6.8) / Rotten Tomatoes (5.5) / Rick's Cinema

Sinopse: O enredo de "Anonymous" tem lugar na corte da rainha britânica Isabel I e centra-se na controvérsia gerada em torno da autoria das peças mais importantes de William Shakespeare. O filme apresenta a teoria de que Shakespeare teria sido um charlatão, tendo o verdadeiro dramaturgo sido, na realidade, Edward de Vere, conde de Oxford, que se inspirara no cenário de conspiração e auto-interesses protagonizado pelos mais ilustres membros do clero e da aristocracia inglesa.

Trailer





A Dívida

Título original: The Debt

Género: Drama / Thriller

Realizador: John Madden

Elenco: Helen Mirren, Sam Worthington, Jessica Chastain, Jesper Christensen, Marton Csokas, Ciarán Hinds, entre outros.

Imdb (7) / Rotten Tomatoes (6.6) / Rick's Cinema

Sinopse (sapo): Este thriller de espionagem começa em 1997 quando os ex-agentes secretos da Mossad, Rachel e Stefan, recebem notícias chocantes do antigo colega David. Os três foram venerados no seu país durante décadas por uma missão que levaram a cabo em 1966, quando o trio perseguiu o criminoso Nazi Vogel em Berlim de Leste. Sob um enorme risco, a custo pessoal, a missão terá sido cumprida – ou tal vez não. O suspense vive entre dois períodos da história, com ação crescente e revelações surpreendentes.

Trailer

1 comentário:

Elmǿmp3 disse...

há que realçar que fiz aqui um erro de todo o tamanho ao confundir o Lars von Trier com o Gus van Sant. Do Gus van Sant vi, isso sim, o Paranoid Park. Do Lars von Trier só vi o Dogville (que está excelente).

Bem, talvez ninguém tenha reparado e só me esteja a enterrar mais, mas por descargo de consciência tive que escrever isto.