26 setembro 2011

Tinker, Tailor, Soldier, Spy pode tornar-se numa franquia

O novo filme do realizador Tomas Alfredon, "Tinker Tailor Soldier Spy" ("A Toupeira" em Portugal) é uma das obras mais antecipadas do ano, tendo recebido críticas muito positivas quando estreou na 68ª Edição do Festival de Veneza. A obra cinematográfica já foi lançado no Reino Unido, tendo sido bastante elogiado em todos os quadrantes, a ponto de especular-se sobre uma possível continuação. Quem adianta este cenário é o próprio protagonista do filme, Gary Oldman, que em entrevista ao The Guardian comentou: “Eu adoro interpretar George e existem outros livros de John Le Carré, protagonizados por George que não foram adaptados como "Smiley’s People" e "The Honourable Schoolboy". Mas eu insisto em alguns factores, tais como eu realmente querer que Tomas Alfredson realize o filme".

A produtora StudioCanal certamente estará de acordo com os pressupostos de Oldman, tendo em conta o sucesso que está a fazer. Nesse sentido, o The Guardian adianta que o estúdio pretende transformar o filme numa franquia, e um anúncio oficial será efectuado na próxima semana.

O enredo de "Tinker, Tailor, Soldier, Spy" é inspirado na obra literária da autoria de John le Carré. O livro foi publicado originalmente em 1974, sendo um sucesso a nível de vendas e da crítica. A história do livro desenrola-se durante os anos finais da Guerra Fria e acompanha o agente de meia-idade, George Smiley (Gary Oldman), um dos cinco ocupantes dos postos mais altos dentro do Serviço Secreto Inglês, sendo conhecido pelo seu ar taciturno e pela sua perspicácia, que se encontra reformado. No entanto, a necessidade de descobrir quem dos cinco elementos da "Circus" é um agente duplo que por anos trabalhou para os forças soviéticos, leva a que Smiley volte ao activo.

O filme é dirigido por Tomas Alfredson ("Let Me In"), através de roteiro de Peter Morgan ("Frost/Nixon"), tendo posteriormente sido revisado por Bridget O'Connor e Peter Straughan. "Tinker, Tailor, Soldier, Spy" conta no elenco com Gary Oldman, Ciaran Hinds, Jared Harris, Colin Firth, Tom Hardy, Benedict Cumberbatch, Svetlana Khodchenko, entre outros.

"Tinker, Tailor, Soldier, Spy" estreia no dia 9 de Dezembro de 2011, nas salas de Cinema Norte-Americanas. Em Portugal, "Tinker, Tailor, Soldier, Spy" estreia no dia 8 de Dezembro de 2011, com o título "A Toupeira".

Sem comentários: