25 setembro 2011

Scott Z. Burns convidado para escrever o guião do novo Blade Runner

O guionista Scott Z. Burns tem conhecido uma ascensão meteórica na carreira após o sucesso de roteiros de filmes como "The Bourne Ultimatum", "The Informant!" e "Contagion". O sucesso levou-o a ser convidado para escrever o guião da adaptação cinematográfica de "The Man from U.N.C.L.E." de Steven Soderbergh e a trabalhar com David Fincher em "20,000 Leagues Under the Sea". Agora o Twitch liga-o a mais um projecto mediático, nomeadamente o novo filme de Blade Runner.

O novo filme de "Blade Runner" encontra-se a ser desenvolvido pela Alcon Entertainment, que contratou o realizador do filme original, Ridley Scott (Prometheus), para desenvolver o novo projecto. Os co-fundadores da Alcon, Broderick Johnson e Andrew Kosove vão produzir o filme ao lado de Bud Yorkin, Cynthia Sikes Yorkin, e Ridley Scott

Ainda não sabemos ao certo se o filme será um prelúdio, ou uma sequela (que poderia ser protagonizada por Harrison Ford) ou até uma história inspirada no universo criado por Philip K. Dick. Há pouco tempo atrás, a Alcon anunciou a intenção de desenvolver prequelas, sequelas e uma série de televisão sobre "Blade Runner", por isso torna-se complicado tentar adivinhar qual será o enredo do novo filme..

"Blade Runner" é considerado um dos melhores filmes de ficção-científica de todos os tempos. O filme foi lançado originalmente em 1982, gerando opiniões distintas junto do público e da crítica aquando da estreia. O argumento elaborado pela dupla formada por Hampton Fancher e David Peoples, inspirou-se no livro "Do Androids Dream of Electric Sheep?" de Philip K. Dick.
O enredo de "Blade Runner" desenrola-se numa Los Angeles futurista, em Novembro de 2019. O filme apresenta um futuro em que a humanidade inicia a colonização espacial, tendo criado seres geneticamente alterados, os replicantes, que são utilizados em tarefas pesadas, perigosas ou degradantes nas novas colónias.
Após um motim, a presença dos replicantes na Terra é proibida, sendo criada uma força policial especial intitulada, blade runners, para caçar os replicantes e exterminar os mesmos. O filme acompanha um ex-Blade Runner, Deckard (Harrison Ford), que regressa ao activo para caçar um grupo de replicantes que se revoltou e veio para a Terra à procura do seu criador, para tentar aumentar o seu período de vida e escapar da morte que se aproxima.

"Blade Runner" foi seleccionado para preservação pelo United States National Film Registry na Biblioteca do Congresso, por ser considerado um filme "culturalmente, historicamente, e esteticamente relevante". O filme contava no elenco com nomes como Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Young, Edward James Olmos, M. Emmet Walsh, Daryl Hannah, entre outros.

Este é o regresso de Scott a um projecto de sucesso do seu passado, encontrando-se neste momento a desenvolver "Prometheus", prequela do clássico "Alien".

Sem comentários: