12 fevereiro 2011

Christopher Nolan poderá realizar biopic sobre Howard Hughes

Christopher Nolan já tem um novo projecto para realizar quando terminar "Batman: The Dark Knight Rises". De acordo com a New York Magazine, o cineasta está a ponderar dirigir uma biopic sobre o polémico Howard Hughes, tendo como fonte o livro "Citizen Hughes: The Power, the Money and the Madness", da autoria de Michael Drosnin.

Este é um projecto antigo de Nolan, que acabou por ficar na gaveta ao longo dos anos, devido a Martin Scorsese ter-se antecipado e realizado "The Aviator", em 2004. No entanto, os dois trabalhos não irão colidir, visto que o filme de Scorsese acompanhava a vida de Hughes até 1947, enquanto a versão de Christopher Nolan irá focar-se nos anos seguintes, indo até 1976, ano da morte do "aviador". Desta forma, o filme de Nolan irá acompanhar os anos em que Hughes entrou numa espiral descendente, proporcionada pelo seu transtorno obsessivo-compulsivo.
Este comportamento de Hughes começou a exibir um carácter alarmante em 1944, com este a ter um esgotamento nervoso devido a uma fobia aos germes. O medo dos germes ficou pior devido ao vicio das drogas, entre as quais Codeína e Valium. Em 1958 sofre um segundo esgotamento e o seu comportamento apresenta características cada vez mais irracionais, com episódios inusitados, como confiar apenas em mórmones no seu círculo próximo, comprar todas as cadeias de restaurantes no Texas por sua obsessão em saber o que estes tinham na comida, cortar as unhas e os cabelos apenas uma vez por anos, entre outras excentricidades.

"Citizen Hughes: The Power, the Money and the Madness" foi publicado originalmente em 1985. O livro é da autoria do antigo jornalista, Michael Drosnin, que elaborou uma investigação bastante cuidada para elaborar a obra, tendo inclusive consultado cerca de 3 mil documentos escritos por Hughes.

Nolan pretende filmar a biopic no final de 2012, para uma estreia em 2014 - o que colocaria o filme a uma década de distância de O Aviador.

Sem comentários: