30 dezembro 2010

TOP 10 de Aníbal Santiago

Nesta época do ano é comum a elaboração da lista do top 10, tendo em vista premiar os melhores filmes do ano. No meu caso, e no de Hugo Barcelos, mais do que uma lista dos supostos melhores do ano (até porque dizer que um filme é o melhor do ano é claramente impossível), elaborámos uma lista dos dez filmes que mais gostámos de assistir em 2010. Na lista poderiam estar outros filmes, de origens diversificadas, mas não pretendemos aqui exibir a quantidade anormal de filmes a que assistimos, mas sim aqueles que nos deram um grande prazer em assistir.

Confesso que inicialmente pretendia efectuar uma lista apenas com filmes que estrearam em Portugal, no entanto, ao assistir a Somewhere fiquei consciente que essa tarefa era impossível, tal a paixão que o filme me despertou.

Não vou aqui justificar todas as minhas escolhas, apenas deixo a promessa que ao longo dos próximos tempos, todos terão direito a uma resenha crítica (pelo menos é o nosso grande desejo para 2011). Quanto ao primeiro classificado, "Gainsbourg", fica no topo das escolhas pela coragem que Joann Sfar teve em elaborar uma biopic de forma pouco convencional, transmitindo a sua visão do fantástico e polémico cantor, Serge Gainsbourg, não procurando apenas seguir os factos da vida deste. Sfar vai utilizar as mulheres do cantor e as músicas deste para vincar alguns pontos do enredo e até para desenvolver a história, mostrando um Gainsbourg bem mais interessante do que este realmente era. É um filme para visualizar vezes sem conta, já o vi duas vezes e preparo-me para no fim-de-semana assistir novamente ao mesmo. É o melhor de 2010? NÃO. Foi o filme que mais gostei de assistir nos cinemas em 2010? SIM.


1 – Gainsbourg, de Joann Sfar

2 – Somewhere, de Sofia Coppola.

3 – The Ghost Writer, de Roman Polanski.

4 – The Social Network, de David Fincher.

5- Shutter Island, de Martin Scorsese

6 – The Town, de Ben Affleck.

7 – Inception, de Christopher Nolan.

8 – Invictus, de Clint Eastwood.

9 – Scott Pilgrim Vs the World, de Edgar Wright.

10 – Wall Street 2: Money Never Sleeps, de Oliver Stone


Para além do top 10, importa ainda destacar outros filmes como "Mother", "An Education", "Up in the Air", que bem mereciam constar na lista.


Quanto a melhor série de 2010, escolho "Boardwalk Empire", série da HBO, que retrata de forma ficcional os tempos da Lei Seca nos Estados Unidos. A série é marcada por excelentes actuações de nomes como Steve Buscemi, Michael Shannon, entre muitos outros, por excelentes cenários que retratam os Estados Unidos da década de 20, e uma grande atenção dada ao guarda-roupa. Assistam, que não se vão arrepender.

Sem comentários: