29 julho 2010

Guillermo del Toro dirige a adaptação de At the Mountains of Madness ao grande ecrã

Depois de Guillermo Del Toro ter abandonado a direcção de "The Hobbit", muito se especulou sobre qual seria o próximo trabalho do realizador, visto que este se encontra envolvido numa grande miríade de projectos, quer como produtor, quer como roteirista. No entanto, o Deadline New York avança que o cineasta vai finalmente dirigir a adaptação da obra literária, "At the Mountains of Madness" de Howard Philips Lovecraft. A adaptação do livro tem sido um sonho antigo do cineasta, que esbarrava no facto dos estúdios considerarem a obra como pouco comercial e até de ser uma obra cujo conteúdo era impossível de ser adaptado ao grande ecrã. Durante a última edição dos Saturn Awards, o cineasta apresentava um grande pessimismo quanto a uma possível adaptação da obra, salientando que: "Adoraria fazer "At the Mountains of Madness", mas será muito difícil os estúdios aceitarem uma franquia de censura 18 anos, com um final complicado, sem uma história de amor, e que se passa noutra época".
 Segundo o Deadline, o pessimismo de Guillermo del Toro quanto à vontade dos estúdios adaptarem o filme não se revelou acertado, visto que a Universal decidiu aceitar produzir o filme. Esta decisão da Universal deve-se em grande parte a um dos nomes mais lucrativos da história do cinema estar ligado ao projecto, nomeadamente, James Cameron, que será um dos produtores do filme.

O enredo de "At the Mountains of Madness" decorre durante a década de 30, do Século XX. Na obra literária, somos apresentados a uma expedição universitária que se desloca ao Pólo Sul, onde encontra fósseis de criaturas desconhecidas e rochas entalhadas com milhões de anos de idade. A descoberta efectuada pelo grupo é apenas o início de algo muito maior e mais aterrador, do que estes poderiam inicialmente esperar, transformando-se num evento que mudará para sempre o entendimento dos humanos sobre o planeta e as suas próprias vidas.

Guillermo del Toro tem assim a oportunidade de adaptar um projecto que tentava trazer para o grande ecrã à mais de treze anos, indo dirigir e escrever o roteiro do mesmo. "At the Mountains of Madness" será filmado em 3-D, indo beneficiar e muito da experiência de James Cameron, que tão bons resultados teve com "Avatar".

Sem comentários: