27 abril 2010

Trailer da nova versão restaurada de Metropolis

Enquanto efectuava as minhas habituais leituras pela blogosfera deparei-me com um post interessantíssimo no Playlist, dedicado à versão restaurada de "Metropolis", obra prima do realizador Fritz Lang. O filme estreou originalmente em 1927, no entanto, a sua versão original nunca chegou até aos nossos dias, cumprindo um dos grandes problemas dos filmes mudos que passa por muitas destas obras terem chegado até aos nossos dias truncadas, ou até deterioradas a ponto de não poderem ser recuperadas. Em 2008, no precário Museo del Cine, na Argentina, foi descoberto um negativo de 16 mm filme, que se aproximava e muito à versão original. O filme foi alvo de um intenso trabalho de restauração, que passou não só por procurar melhorar a imagem mas também para montar o mesmo consoante a ordem pretendida originalmente por Lang.
Outro aspecto que deve ser salientado passa pela nova duração do filme, visto que este apresenta cerca de vinte e cinco minutos a mais do que a edição especial de 75º Aniversário do filme, lançada em 2002.

Esta edição restaurada, a versão (praticamente) definitiva do filme, foi lançada originalmente no Berlin Film Festival, indo neste mês de Maio ser exibido em várias salas de Cinema Norte-Americanas, para posteriormente ser lançado em DVD e Blu-Ray. Por cá, mais do mesmo, puro e total silêncio, e a ser exibido deverá passar pela Cinemateca e com uma promoção pálida que esconderá uma das grandes obras de arte mundiais do grande público.

Quanto à versão restaurada, podem ver mais no site da Kino, que dedica uma série de imagens, trailers e informações sobre o filme, http://www.kino.com/metropolis/main.html

Trailer da versão restaurada:


Sem comentários: