19 fevereiro 2010

Sobre A Single Man

Esta semana estreou nas salas de Cinema Portuguesas, o filme "A Single Man" ("Um Homem Singular"). O filme é inspirado na obra literária com o mesmo título, da autoria de Christopher Isherwood, sendo realizada pelo estilista Tom Ford, que estreia-se atrás das câmaras com um filme bastante intenso e singular, sobre como um homem lida com a perda de um ente próximo. O filme é marcado por uma performance impressionante por parte de Colin Firth, situação que lhe valeu a merecida nomeação para o Oscar de Melhor Actor. O filme teve uma recepção fria nos Estados Unidos, tendo facturado cerca de 7,1 milhões de dólares, valores que se devem sobretudo ao facto de ter sido exibido em circuito limitado e à polémica temática sobre a homossexualidade do personagem de Firth, que afastou algum público do filme.
No âmbito de divulgação do filme, foram efectuadas diversas entrevistas aos envolvidos no projecto, entre os quais, Colin Firth, Juliane Moore e Tom Ford, que podem ver no final do post, bem como o habitual trailer, que não poderia faltar num post de divulgação de um filme.

A história do filme inicia-se em Los Angeles, em 1962, em plena efervescência pela Crise dos Misseis de Cuba. A Single Man centra-se em George Falconer, um professor universitário de 52 anos (Firth), que procura um sem sentido para a sua vida, após a morte do seu companheiro de longa data Jim (Goode). Com a morte de Jim descobre que morreu também a sua vontade de viver, sendo que após uma série de eventos que ocorrem na sua vida, questiona-se se a vida fará sentido sem o companheiro. George encontra consolo na sua amiga mais chegada Charley (Julianne Moore), uma beldade de 48 anos que lida com as suas próprias questões sobre o futuro. A Single Man é um conto romântico sobre um amor interrompido, o isolamento que faz parte da condição humana, e a importância dos pequenos momentos no dia a dia de cada um.

Elenco: Colin Firth, Julianne Moore, Matthew Goode, Ginnifer Goodwin, Nicholas Hoult.

Podem ler mais aqui: http://bogiecinema.blogspot.com/2009/12/entrevista-atom-ford-colin-firth.html

Trailer:


Entrevista concedida por Colin Firth à Associeted Press:


Entrevista concedida por Colin Firth ao Artisan News Service: http://www.youtube.com/watch?v=eaFAEzgN8WM

Entrevista concedida por Colin Firth durante a edição de 2009 do Festival de Veneza:


Entrevista a Tom Ford:


Q & A a Tom Ford:


Entrevista de Tom Ford ao Artisan News Service:
http://www.youtube.com/watch?v=Nd3iJIOaPHo

Q & A a Juliane Moore:


Tom Ford, Juliane Moore e Colin Firth na Premiere de "A Single Man":

Sem comentários: