18 janeiro 2010

"Avatar" soma e segue na China e na Coreia

Segundo o Hollywood Reporter, "Avatar" tornou-se no filme com maior bilheteira acumulada de sempre, na China, alcançando em apenas duas semanas, 500 milhões de yuan (73.2 milhões de dólares). Actualmente "Avatar" encontra-se a ser exibido em cerca de 800 salas, segundo os números apresentados pela FOX, prevendo-se que estes não irão ser diminuídos tão depressa, visto a alta afluência de público às salas de Cinema para ver o filme.
O filme tem obtido uma audiência massiva na China, superando contratempos como o mau tempo (no caso do Norte do território) e do preço elevado dos bilhetes.

A China está a tornar-se num dos grandes consumidores dos filmes de Hollywood, confirmando a tendência evidenciada pelas receitas de "Transformers: Revenge of the Fallen", "2012", que detinham anteriormente o record, que nos últimos tempos não tem durado muito pelo território.

Em 2009, o Box-Office Chinês conheceu um acréscimo de 44% em relação a 2008, tendo obtido 910 milhões de dólares. Tendo nos cinco anos anteriores subido anualmente cerca de 30%.

Esta notícia vem a confirmar não só o crescimento de um gosto pela cultura cinematográfica na China, ou melhor a ida ao cinema está a tornar-se um hábito de lazer cada vez mais enraizado, mas também uma maior abertura para com os filmes americanos, algo que poderá alterar o status quo no que respeita ao sistema de quotas, que regula a exibição de filmes internacionais.

Quanto ao caso da Coreia, o Han Cinema, noticiou que "Avatar" atingiu o sexto lugar na lista de filmes com maior frequência de público, sendo um intruso no leque de filmes que se encontram nos lugares cimeiros, à sua frente tem apenas filmes nacionais, como "The Host", "The King and the Clown", "Taegukgi", "Haeundae" e "Silmido". "Avatar" soma 8.66 milhões de espectadores desde a sua estreia no território no dia 17 de Dezembro do ano anterior, esperando-se que supere a marca dos 9 milhões de espectadores, números impressionantes do filme que se prepara para bater Titanic.

2 comentários:

Sara F. Costa disse...

Por acaso é o tipo de filme que tendencialmente agrada ao público chinês ^^

Aníbal Santiago disse...

A nível de bilheteira têm sido um sucesso. Quem diria que o 2012 algum dia seria apreciado...
Cumprimentos