08 janeiro 2010

Avatar chega ao Segundo Lugar do Box-Office Mundial

Já está! Após vinte dias em exibição nas salas de Cinema, Avatar alcança o 2ºlugar no top das receitas de bilheteira Mundiais. O filme granjeou alcançar 1,135,383,229 de dólares, valor que ultrapassa o anterior detentor da medalha de bronze, The Lord of the Rings: The Return of the King, com 1,119,110,941 de dólares. Resta a Avatar galgar um lugar para atingir o topo, algo que parece bastante difícil mas tudo é possível com James Cameron. Após ter conquistado as bilheteiras mundiais com Titanic, volta agora a surpreender com Avatar. A bilheteira mundial de Titanic cifra-se em 1,842,879,955 de dólares, o que torna a tarefa de Avatar complicada mas não impossível. Pelo sim, pelo não, vão acompanhando o Rick´s Cinema para irem acompanhando esta jornada de Avatar rumo à glória.

Há ainda que tirar alguns apontamentos deste resultado:

1º - A excelente campanha de Marketing que tem acompanhado o filme desde a sua pré-produção, que o tornaram num evento a não perder, pois iria revolucionar a História do Cinema e a concepção clássica que temos de ir ao Cinema. A verdade é que conseguiu bastante do que foi publicitado, mas não tudo.

2º - Muitos dos pregadores da desgraça que chamavam a Avatar o filme de alto orçamento dos Smurfs acabaram por ter de comer muitos chapéus, qual Pataconcio, e vêm o filme ter um sucesso estrondoso.

3º - James Cameron. O realizador marcou o Cinema no Século XX, quer queira-se quer não tem duas das maiores bilheteiras de sempre a nível Mundial, o que é um feito extraordinário. Se com Titanic trouxe para o grande ecrã um género que é algo consensual entre o grande público que é o drama de cariz histórico, com Avatar esse sucesso dá-se com um género que não faz parte dos gostos de todo o tipo de público, a Ficção Cientifica.

4º - Afinal Avatar vai dar lucros ao estúdio e James Cameron pode ter carta verde para fazer o que quiser a seguir. Neste momento parece um verdadeiro Midas, que transforma em sucesso tudo o que toca.

5º E porque a noite já vai tarde, deixo apenas uma questão provocatória. Irá Avatar tornar-se daqui a 10 anos aquele filme que toda a gente viu e diz que não gostou?

Avatar no Rick´s Cinema: http://bogiecinema.blogspot.com/search?q=avatar

Sem comentários: