20 dezembro 2009

Box Office de dias 18 a 20 de Dezembro

Os resultados do Box Office, desta semana, já foram actualizados, nos sites Coming Soon e Box Office Mojo (podem conferir a tabela no fim do post). Esta semana, o grande vitorioso foi Avatar, que confirmou as expectativas do Estúdio mas não empolgou nas bilheteiras. O filme obteve cerca de 73 milhões de dólares, valores altos mas longe de quebrar alguns records. No entanto, há que matizar estes valores, visto as tempestades que ocorreram no Norte dos Estados Unidos, situação que levou a várias salas de Cinema serem fechadas, fora que uma tempestade não é propriamente o tempo mais agradável para sair de casa. A nível internacional, o filme teve um resultado significativo, cerca de 159.2 milhões de dólares, valores bastante altos, nos quais se destacam os resultados na Rússia (21 milhões em 1,326 salas), França (19 milhões em 1,083 salas), Reino Unido (14.2 milhões em 1,130 salas), Alemanha (13.2 milhões em 1,128 salas), Austrália (11.3 milhões em 588 salas), Espanha (11 milhões em 789 salas) e Coreia do Sul (10.8 milhões em 860 salas). De referir que Avatar teve a segunda melhor bilheteira de sempre numa estreia em Dezembro. Espera-se que Avatar venha a ter um desempenho vigoroso nas bilheteiras Norte-Americanas e mundiais, durante as semanas que se avizinham, sobretudo se for nomeado para os Oscars.

Sobre o Filme:
Em 1996, James Cameron encantou o Mundo com Titanic, maior sucesso de bilheteira de todos os tempos, superando os dois biliões de dólares. Em 2009, o mesmo James Cameron regressa às salas de cinema com Avatar, que representa não só um regresso do conceituado realizador após um longo afastamento, como também um regresso deste ao género da Ficção Científica.
Em Avatar a acção acontece no Século XXII, no Planeta Pandora. O personagem principal é Jake Sully, um antigo Marine confinado a viver numa cadeira de rodas. Inconformado com o seu estado de imobilidade, quer continuar a ser útil, é então que parte numa expedição ao Planeta Pandora. O propósito principal desta expedição é extrair um minério que vale qualquer coisa como vinte milhões de dólares por kg na terra. Devido a não conseguirem respirar em Pandora, e para facilitar a interacção com os nativos, os Na´Vi´S, os humanos utilizam um atalho de ligação, que os conecta a um corpo semelhante ao dos indígenas. Assim funcionam como uma espécie de híbrido, corpo de alienígena e mente de humano, a estes seres híbridos é dado o nome de Avatar.
Na forma de Avatar, Jake pode novamente andar, indo aproveitar a sua nova forma exterior para interagir e infiltrar-se no interior dos Na´Vis. Ao ter a sua vida em perigo é salvo por Neytiri, uma Na´Vi, que reluta em aceitar Jake pois este representa uma raça exterior que vem explorar e esgotar os recursos do seu mundo. À medida que a relação entre Jake e Neytiri vai-se aprofundando, este vai ter que lidar com conflito entre humanos e Na´Vis que poderá colocar um fim a Pandora. Ou seja um romance em tempos de guerra mas tudo num cenário futurista.
Mais informações no site oficial do filme: http://www.avatarmovie.com/ .

Elenco: Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver, Michelle Rodriguez, Giovanni Ribisi, Joel David Moore, CCH Pounder, Peter Mensah, Laz Alonso, Wes Studi, Stephen Lang, Matt Gerald

Avatar no Blogue: http://bogiecinema.blogspot.com/search?q=avatar

O segundo lugar ficou para The Princess and the Frog, que marca o regresso da Disney ao estilo clássico de animação. O filme obteve 12,2 milhões de dólares, apresentando uma queda de quase 50% em relação à semana anterior, somando 44,756,000 de dólares. O filme ocorre em New Orleans, nos anos em que o Jazz estava a emergir, sendo que a acção centra-se em Tiana, a primeira princesa negra da Disney, demonstrando um claro sinal de abertura, que vem com largos anos de atraso, que se vê numa situação amorosa com um "príncipe" que se transformou em sapo, numa adaptação que dá alguma contemporaneidade ao conto.

O terceiro lugar coube a "The Blind Side", o filme protagonizado por Sandra Bullock mantém-se firme no pódio, sendo uma das grandes surpresas deste Inverno. Pode-se dizer que o filme encontra-se literalmente agarrado ao top 3, visto já ir na sua 5ª semana em exibição, valores extraordinários, que poderão catapultar o filme para uma nomeação, para os Oscars. O filme facturou cerca de 10 milhões de dólares, em 3,388 salas, num total acumulado de 164 milhões de dólares. Os valores ultrapassam largamente o orçamento de 29 milhões de dólares, sendo um dos maiores sucessos da carreira de Sandra Bullock.

Baseado no caso real do jogador Michael Oher (que não aprovou totalmente a realização do filme), o filme com roteiro e realização de John Lee Hancock, centra-se num jovem sem abrigo afro-americano, que é adoptado pelos Touhys, uma família branca de classe média, que o ajuda a desenvolver o potencial que tem dentro e fora do campo de futebol americano. Ao mesmo tempo, a presença de Oher junto da vida dos Touhys, vai levá-los a descobrirem-se a si próprios.
Elenco: Sandra Bullock, Tim McGraw, Kathy Bates, Quinton Aaron, Lily Collins, Jae Head.

Em quarto lugar ficou a outra estreia da semana, Did You Hear About the Morgans?, que foi a "arma" para fazer contra-programação contra Avatar, e diga-se que foi como utilizar uma fisga contra uma arma de destruição maciça. O filme obteve apenas 7 milhões de dólares, valores muito distantes do seu orçamento de 52 milhões.

Did You Hear About the Morgans no Blog: http://bogiecinema.blogspot.com/2009/12/entrevista-hugh-grant-e-sarah-jessica.html

No filme, uma casal bem sucedido de Manhattan, é perfeito em quase tudo...Quase tudo não, visto terem um fracasso notório - um casamento a ruir. No entanto, se a vida sentimental deste casal está cada vez mais fria, o mesmo não se pode dizer da experiência que vão presenciar, um assassinato. O pior é que se tornam o próximo alvo do assassino, que quer eliminar as testemunhas. A polícia federal para proteger as testemunhas irá desloca-los da sua amada Nova Iorque para a pequena cidade do Wyoming. A rotina totalmente diferente que experenciam de uma cidade para a outra irá colocar a relação dos Morgans à prova. Será que conseguirão abrandar o ritmo que tinham na Big Apple e reacender a paixão?

Elenco: Hugh Grant, Sarah Jessica Parker, Sam Elliott, Mary Steenburgen, Elisabeth Moss, Michael Kelly, Wilford Brimley

Em 5ºlugar ficou New Moon, o fenómeno mediático conquistou mais 4,3 milhões de dólares, somando um total acumulado de 274,561,000 de dólares. A chegada aos 300 milhões de dólares internamente afigura-se cada vez mais difícil mas não é impossível.

New Moon, é a adaptação do segundo volume da saga de vampiros que celebrizou a escritora Stephanie Meyer e trouxe para o imaginário de milhares de pessoas o romance entre Bella e Edward. Na sequela, a relação de Bella e Edward sofre um grande impacto quando este a abandona, pensando ser a melhor opção a tomar tendo em vista a segurança da amada. Entretanto, Bella sofre com a solidão a que está confinado, indo formar amizade mais estreita com Jacob Black. No entanto, com esta amizade Bella volta a envolver-se com o sobrenatural, se os seus conhecimentos sobre vampiros já eram muitos, agora passou a lidar com lobisomens.
Pelo meio é perseguida por Victoria, que regressa para vingar a morte de James. Este acontecimento leva a que os lobisomens sintam necessidade de a proteger e que a família de Edward regresse. Entretanto o desespero de Edward leva a que este queira terminar com a sua existência do Mundo terreno, indo para Itália desafiar o Clã dos Volturi. Alice e Bella irão ter de correr contra o tempo para salvar Edward. Será que conseguirão?

Chris Weitz (The Golden Compass) realiza o segundo filme da saga, que tem roteiro de Melissa Rosenberg. O filme é lançado nas salas de cinema portuguesas, dia 26 de Novembro deste ano.

New Moon no Blog:
Entrevista a Kristen Stewart: http://bogiecinema.blogspot.com/2009/11/entrevista-de-kristen-stewart-e-taylor.html
Compilação de trailers: http://bogiecinema.blogspot.com/2009/11/compilacao-de-trailers-de-new-moon.html
Entrevista a Kristen Stewart e Tyler Lautner: http://bogiecinema.blogspot.com/2009/11/entrevista-de-kristen-stewart-e-taylor.html


Em sexto lugar ficou Invictus, o mais recente trabalho de Clint Eastwood, nas salas de cinema, que facturou 4,170 milhões de dólares, tendo um total acumulado de 15,845 milhões de dólares. Tendo em conta o orçamento do filme, 60 milhões de dólares, os valores revelam-se algo discretos. No entanto, este resultado deve ser matizado, sobretudo se tivermos em conta que espera-se que o filme se mantenha durante largas semanas nas salas, e que a ser nomeado para os Óscars a sua bilheteira granjeará um acréscimo inerente ao interesse despertado pela nomeação para o galardão.
Invictus é inspirado na obra literária, The Human Factor: Nelson Mandela and the Game that Changed the World, de John Carlin, que tem como personagem principal Nelson Mandela, nomeadamente, quando este tentou utilizar a final do Campeonato do Mundo de Rugby, que se encontrava a ser realizado no seu País (África do Sul), para tentar unir brancos e negros numa causa comum, após os dias turbulentos que se seguiram à queda do Apartheid.

Os grandes destaques do elenco são sem dúvida alguma Morgan Freeman como Nelson Mandela e Matt Damon como capitão da selecção Sul Africana de Rugby, François Pienaar.

O sétimo lugar ficou para, Disney's A Christmas Carol, que somou mais 3,419,000 de dólares, o filme está a seguir o mesmo trilho de Polar Express nas bilheteiras Norte-Americanas, começando com uma bilheteira algo desapontante mas que mantém-se regular ao longo das semanas, e tendo em conta que já vai na 6ª semana de exibição, tudo indica que com a ajuda da bilheteira internacional passe largamente o seu orçamento. O filme soma 130,000,000 de dólares, algo muito bom tendo em conta a pifia estreia.

A grande surpresa das semanas anteriores, Up in the Air, volta a obter um bom resultado esta semana, o filme protagonizado por George Clooney obteve 3,1 milhões de dólares em apenas 175 salas. De recordar que o filme obteve 1,160,000 de dólares em apenas 15 salas, na primeira semana de exibição e 2,450,000 em apenas 72 salas na segunda semana. O filme poderá ser um dos candidatos aos prémios, vamos ver como vai correr quando tiver uma extensão da exibição a um número superior de salas.

Sinopse: "Up in the Air" centra-se em Ryan Bingham (George Clooney), um Conselheiro de Transições de Carreira, que adora a vida de viajar de um lado para o outro, que é forçado a lutar pelo seu trabalho quando a companhia onde trabalha reduz o orçamento para viagens. É lhe requerido que passe mais tempo em casa, justamente quando este estava prestes a cumprir o grande objectivo de atingir 10 milhões de milhas em voos, e quando tinha conhecido outra viajante compulsiva (Vera Farmiga) que preenchia os seus sonhos.

O filme tem direcção de Jason Reitman (Juno; Thank You For Smoking), tendo roteiro inspirado no romance escrito por Walter Kirn. O filme tem no elenco, George Clooney, Vera Farmiga, Anna Kendrick, Jason Bateman, Tamala Jones, Danny McBride, entre outros.

Up in the Air no Blog:
http://bogiecinema.blogspot.com/2009/11/entrevista-anna-kendrick-sobre-up-in.html


Tabela:

Sem comentários: